sexta-feira, 29 de abril de 2016

POLITICA E A BÍBLIA

De vez em quando sou questionado por alguns cristãos que tem pouco contato com as páginas sagradas, digo isto porque é perceptível que há muita ignorância sobre as inscrições bíblicas. Recentemente um jovem seminarista me disse que "a bíblia não tem nada haver com politica e que Deus não se mete em politica" Eu respondi com cuidado porque estava diante de um quase líder, estudar num seminário e fazer tal afirmação é irritante, como alguém pode se dizer cristão sem o minimo de noção sobre justiça social? A história do Sacerdote Esdras e Neemias é um exemplo clássico de como os servos de Deus devem ter responsabilidade social, eles fizeram uma reforma, espiritual, social e politica jamais vista na história de Israel, um estudo minucioso sobre a monarquia Israelita pode nos dar a dimensão exata do que significou as reformas anteriormente promovidas por Neemias e Esdras.
Bem mais não vou escrever sobre um líder politico na Bíblia quero me reportar ao oitavo século antes de Cristo quando o profeta Amós pregou sua mensagem em Israel pouco antes da sua destruição pelos Assirios. Israel vivia numa decadência espiritual com o povo distante dos caminhos de Deus e esta decadência e distanciamento resultou em uma crise social terrível, havia muita injustiça na sociedade. Os ricos esbanjavam à vontade e oprimiam os pobres. O Profeta Amós se revolta contra situação vigente denunciando, principalmente, o uso da religião, com a finalidade de encobrir os erros e as injustiças que eram praticadas. Ele confronta  a injustiça e fala em nome do Deus dos necessitados. O profeta entendia que seria impossível buscar a Deus sem tomar uma atitude de desagravo aquela situação tornando assim a vida dos seus patrícios melhor! Os crentes acham que por ser cidadão dos céus não tem responsabilidade como cidadão da terra! Realmente é lamentável ver tanta indisposição ao estudo sistemático das sagradas escrituras. Vivemos em um mundo cheio de injustiças onde a fome cresce a cada dia enquanto muitos desperdiçam dinheiro com futilidades - enquanto milhões vivem abaixo da linha da pobreza alguns poucos vivem gastando somas gigantescas para cuidar de um cachorro ou oferecer um banquete de "rei" tal qual Nabal (1 Samuel 25), Como ser um Cristão e viver indiferente a esta realidade? Isto jamais iria agradar a Deus. Quem despreza seu próximo comete pecado, mas como é feliz quem trata com bondade os necessitados! (Provérbios 14.21), ou seja,

O rei Salomão expressa aqui o nosso total envolvimento com uma questão social, não diferente do profeta Amós que começa sua pregação dizendo: "Ouçam esta palavra... Vocês que oprimem os pobres e esmagam os necessitados" como pode alguém afirmar que Deus não está preocupados com a injustiça social praticada pelos homens? E talvez alguém ainda esteja se perguntando mas não precisamos de envolvimento com politica para tal, ledo engano, politica não é esta roubalheira quase que generalizada praticada pelo governo e seus cumplicies, Politica é a arte de administrar uma cidade, sempre votamos em "políticos" e muito pouco em administradores. E não existe outro mecanismo humano para administrar a coisa publica, pelo menso ainda não inventaram. Por isso cada cristão de verdade que pretende viver uma vida de fidelidade a palavra de Deus precisa compreender esta verdade. Eu sou pai de Família pago os meus impostos e meus filhos estudam em escola publica,  quando estamos com algum problema de saúde vamos ao hospital publico, para isto pagamos tributos e impostos tão elevados, para ter um serviço de qualidade se possível, quando viajamos de carro as condições das estradas dependem da boa administração publica, a segurança das ruas dependem do serviço publico, então vamos compreender de uma vez por todas que todos estes serviços dependem da administração publica que tem em seus quadros cidadãos escolhidos por cada um de nós para administrar tudo isso.

Amós fez a parte dele falando ao povo sobre a vontade de Deus para vida espiritual e social, não se negou a falar as reais condições em que se encontravam socialmente, por isso foi chamado do profeta da justiça social, o prumo de Deus. Será que em nosso tempo teremos cristãos comprometidos com a vontade de Deus na vida espiritual do povo, mas sem se eximir da responsabilidade de indicar a vontade de Deus também para sua vida social? E você que está lendo este post também acha que Deus não se importa? Espero que a leitura sistemática do texto sagrado nos ajude em nossas dificuldades. Leia o Livro de Amós e até outra oportunidade. Se deseja maiores esclarecimentos nos envie um E-mail para edsong4@outlook.com responderei com prazer assim que possível. Paz em Cristo Jesus hoje e sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário