quarta-feira, 27 de abril de 2016

OS VÂNDALOS!

Assistia a uma reportagem sobre vandalismo nas escolas públicas e duas coisas me chamaram atenção, primeiro a inercia do estado sobre o aumento do vandalismo com requinte de crueldade demonstrada na violência desmedida. Ainda estamos distante de sermos uma Pátria educadora. muitos programas foram alardeados pelo governo federal como a solução definitiva para o deficit da educação no país, mas parece que mais uma vez os educadores, pais e mães de família caíram no conto do vigário, pois logo depois das eleições vimos reduções drásticas de investimentos na educação, em 2015 foram cortados mais de 9 Bilhões de Reais, e a previsão de corte para 2016 foram ainda maior. Somente no programa Mais Educação a redução no investimento foi superior a 70%.
O Mais Educação sem dúvida é um programa importante para educação de base e que trouxe uma esperança para educadores pais e mães, mas infelizmente está respirando por aparelhos. Eu posso falar do Mais Educação porque dei aula de música e via a possibilidade de transformação que o programa estava trazendo para as nossas crianças e famílias de baixa renda, mas depois dos cortes nas verbas, quando falamos para as crianças que elas não teriam mais atividades do Mais Educação algumas crianças foram as lágrimas, até hoje choro pelas crianças do Sitio Taboquinha em Belo Jardim Pernambuco.

Sem investimento nunca haverá a tão sonhada revolução na educação da "Pátria educadora" Este vandalismo, esta falta de consciência dos nosso jovens e adolescentes é agravada pela inaptidão dos governos federal, estaduais e municipais. O que também me chamou a atenção foi observar que estas depredações são feitas na sua grande maioria por estudantes da própria escola, o que revela muita falta de consciência dos discentes. Ou ainda falta de um projeto de conscientização por parte da escola valorizando desde o prédio, passando pelo funcionários, corpo docente e o alunado acredito que se todos tiverem consciência da importância da comunidade escolar poderíamos ter uma redução significativa dos atos de vandalismos por todo país. Uma vez eu perguntei a um adolescente aonde ele estudava a resposta foi na "Escola do Governo" aproveitei a deixa e esclareci para ele que não estudava na escola do governo, mas numa escola pública e que a mesma pertencia a todos que dela se beneficiava, inclusive os seus pais e ele mesmo era um co-responsável pela escola, expliquei que a escola foi construída com recursos advindos dos impostos que a diretora, a secretária, a coordenadora, os professores, os pais e até mesmo alguns alunos pagavam ao governo, a escola é parte de você. O garoto me respondeu que não tinha pensado dessa forma. Infelizmente ainda existe aqueles que pensam que escola do governo é de graça, como se não fossem destinados recursos a partir dos tributos, impostos e encargos que cada cidadão contribui para ser administrado pelo estado.

Não existe escola gratuita, não existe escola do governo isso é ledo engano. A escola pública custa muito caro e por isso cada cidadão deve sair em sua defesa. Precisamos defender a escola pública, tá na hora do Brasileiro acordar, não basta a deficiência com escolas de palha e sapê, com escolas construídas pela metade, com prédios abandonados pelo pais afora, não precisamos de vândalos, já basta o vandalismo praticado pelo estado, onde prédios são abandonados, dinheiro da merenda são desviados, obras superfaturadas, dinheiro que são desviados por secretários, por diretores corruptos, espero muito que nossas crianças, adolescentes e jovens possam se unir para proteger a escola a nossa segunda casa.
VAMOS PROTEGER A ESCOLA! Sem escola não tem educação! Ame sua escola, ame seus professores!

Todos unidos pela escola só assim poderemos vencer a falta de educação dos ignorantes, somente de mãos dadas com a escola iremos formar cidadãos conscientes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário