domingo, 11 de dezembro de 2011

UM PROFETA DE DEUS AMALDIÇOANDO O SEU NASCIMENTO

Maldito o dia em que nasci! Não seja bendito o dia em que me deu à luz minha mãe!... Porque não me matou Deus no ventre materno, por que o ventre materno não foi minha sepultura? ( Jeremias 20.14,17) 
Ao ler estes versículos Não vem a nossa cabeça que são palavras proferidas por um profeta, é um lado sombrio da vida deles que a Bíblia nos revela, e porque? A Bíblia é a palavra de Deus, é a nossa regra de fé e prática, é a  nossa referencia espiritual, ética e moral, a mais absoluta expressão da verdade.  Em nenhum momento ela nos esconde as fraquezas dos homens do passado, é exatamente por isso que ela é santa. Nos encontramos com uma situação  à tipica,  um profeta de Deus amaldiçoando o seu nascimento! No primeiro momento nós rejeitamos essas palavras, condenamos cada letra da frase, será que o profeta Jeremias perdeu o tino? ele só pode estar louco! não se pode falar deste jeito, é blasfêmia! Não meus amigos e irmãos, Jeremias não está louco, nem blasfemando de Deus, apenas chegamos a conclusão que o profeta é um simples homem mortal, cheio de limitações e debilidades, e que não suporta mais o sofrimento, a tristeza, a angustia, este homem está no seu limite! e o que lhe resta agora é amaldiçoar o dia em que nasceu, pois do contrário iria amaldiçoar o próprio Deus atraindo para si mesmo a morte acompanhada da perdição eterna o que seria muito pior. O que vemos aqui é um homem que não suporta mais ver seu povo vivendo na rebeldia, na desobediência e atraindo para toda uma nação os castigos provenientes desta alienação; estamos diante de um homem vencido pelo cansaço depois de muito ajudar os outros, depois de muito profetizar, este homem chegou definitivamente ao seu limite. Não podemos julgá-lo! Será que nós suportaríamos tudo isso  calados? Será que nós não ficaríamos revoltados? E repetiríamos as mesmas palavras deste homem? Porque em meio a tanta desgraça acontecendo permaneceríamos tranquilos? será possivel? Eu não creio, pois todos sabemos que esta é uma reação humana e que somente pode ser aplacada em nós quando  obedecemos a Deus e a sua Palavra, foi o momento de precipitação do profeta e estamos sujeitos a repeti-la  Não se assuste quando  Deus falar ao seu coração  e fazer os ajustes necessários para você viver debaixo da sua benção e não viver uma vida de murmurações, lamentações e consequentemente muitas derrotas. Mesmo assim Jeremias continuava a profetizar a vontade de Deus. O dever nos chama! Profetiza! Sem olhar as circunstâncias adversas. Vamos afirmar a nossa vitoria, confessando os nossos pecados, vamos nos voltar para Deus, para que nossa oração seja assim: BENDITO O DIA EM QUE NASCI, BENDITA À MULHER QUE ME TROUXE A VIDA! Eu creio ser estas, as nossas palavras de hoje em diante. Se formos os profetas da nossa geração que anuncia o Reino de Deus e a verdade, e não temos medo de denunciar o pecado. Teremos a honra de dizer que foi feliz o dia em que Deus nos trouxe a vida. Aleluia!!!

Paz em Cristo Jesus, hoje e sempre!!!!

6 comentários:

  1. Muito preciso este estudo. Amei profundamente.

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Me vejo na mesma situação do profeta, não amo mais a minha vida e muito menos o dia em que nasci.

      Excluir
    2. Me vejo na mesma situaçao do profeta, ja nao amo mais a muito vida e muito menos o dia em que nasci.

      Excluir
    3. Me vejo na mesma situação do profeta, não amo mais a minha vida e muito menos o dia em que nasci.

      Excluir
  3. Digo o mesmo maldita a hora que nasci.

    ResponderExcluir