terça-feira, 20 de maio de 2014

PORQUE EU NÃO USO PALETÓ?

Uma jovem senhora chegou para mim e disse que uma das coisas que admirava e percebia em mim era minha simplicidade no vestuário e em seguida me perguntou porque eu não usava paletó? Confesso que esta pergunta não tinha ouvido ainda. Mas respondi a ela com sinceridade e com aquilo que é minha verdade, nunca fui muito apreciador de formalidades e títulos, aprendi a conviver com elas na Igreja. Não sou antissocial, mas acho uma tremenda besteira dar tanto valor a isto. Mas quero fazer algumas colocações aos amantes do paletó e daqueles que acham ele símbolo de santidade e pureza, O Paletó é um tipo de blazer com gola grande. O nome paletó vem do francês paletot, e é um sobretudo. Um casaco largo, que se veste por cima do fato (ou terno) usual. Não foi inventado por um crente, a minha ideia não é agredir este "costume" que alguns impõe como doutrina, mas apenas expressar meu ponto de vista, Existem alguns detalhes sobre o Terno que muita gente ignora, primeiro foi adaptado de uma vestimenta militar, a pedido do Rei Luís XIV o Rei-Sol. Vaidoso, o monarca francês encantou-se com o efeito de um pedaço de cambraia branca em volta da gola dos uniformes dos soldados croatas acampados nos arredores de Paris. Por isso mandou que o alfaiate da corte adaptasse um pedaço fino de pano branco à gola de seus uniformes. O paletó depois foi com o passar dos nos sendo modernizado, inclusive foi desenvolvido em alta costura pelas mãos de um inglês, o Charles Frederick Worth, estabelecido onde ? Em Paris, é claro. Algumas curiosidades sobre Paletó é que ele é uma vestimenta unissex, fala-se que o primeiro alfaiate era gay, ora vejam nós pastores vestimos uma roupa inventada pelo gays, não é irônico? (risos) o fato que ele foi modernizado ao longos dos anos por estilistas gays e que trouxeram outras indumentárias a vestimenta. E tem mais era usado pelos Aristocratas e nobres para impressionar as amantes. Estou escrevendo sobre isso para quebrar paradigmas e tabus mesmo! Chega de dizer que a vestimenta do crente é paletó. Eu tenho paletó, mas gosto de vesti-lo em ocasiões especiais como qualquer mortal, mas sair domingo pela manhã debaixo de um sol absurdo com o calor que faz o meu nordeste, nosso DEUS é terrível. Realmente a aparência é de nobreza, é de ostentação as vezes vejo alguns irmãos amigos meus passando de paletó caro ostentando mas que igual a Nabal que dava banquete de rei sem ser nada. Os políticos em Brasília usam paletó, mas estão mais para simbolo de corrupção do que honestidade. Depois dizem que crente não ostenta. Vivemos dias de muita ostentação, a igreja sempre ostentou através de seus mega-templos catedrais ornados em Ouro maciço e a o povo muitas vezes na miséria sofrendo, como vejo hoje homens religiosos com seus ternos caríssimos de grife francesa, carros de luxo e o povo vivendo numa penúria que da dó. Quando Leio os Evangelhos sobre a vida e o modo de viver de Cristo percebo claramente a igreja fora do contexto das escrituras, Cristo era um homem que se vestia igual ao povo, Cristo era um homem que falava igual ao povo, Cristo era um homem de vida simples, a Bíblia chega a se referir a ele como alguém que não tinha algo para nos atrair. "...Não tinha beleza nem formosura e, olhando nós para ele, não havia boa aparência nele, para que o desejássemos. Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum." (Isaias 53.2-3)
 Este evangelho da teologia da prosperidade quer de qualquer jeito nos apresentar um Cristo Aristocrata, um Cristo cheio de Ostentação e luxo. Isso é podre! Não condiz com a verdade. A Biblia revela que ele vivia de donativos das mulheres e viúvas, revela um homem que comia na casa das pessoas mais simples e rejeitadas, nos revela um homem que a sua preocupação era com os outros e não em ostentar! Hoje as reuniões de pastores, congressos, convenções é somente Ostentação! Jesus não se parece em nada com nossos lideres, vamos falar a verdade, vamos deixar de ser hipócritas! Cadê os homens parecidos com o Mestre? Jesus entendia que Um verdadeiro servo servi a DEUS e ao próximo, hoje os homens desejam ser servidos. E nem adianta esses rituais de lavar o pé das pessoas para demonstrar uma falsa-humildade que dá é nojo! Apenas rituais e tradições para enganar meia dúzia de ignorantes. Eu vou continuar me vestindo com simplicidade porque entendo que fico mais parecido com Cristo, eu vou ter uma vida simples porque entendo que eu não preciso ostentar, deixa isso para os "reis dos camarotes" Ou para o cantor de Funk, ou ainda para as popozudas. Creio que são esses detalhes que tornam o coração de muitos "crentes" soberbos, orgulhosos e arrogantes! Religiosos já temos demais, vamos buscar a DEUS em quanto podemos achar. Pois vem a hora que ele aparecerá e não em buscar paletó, nem casa, nem mansões, nem carrões, ele vem buscar a Igreja, santa, pura, ataviada, adornada com vestes de louvor e adoração. Não sei se respondo ou se correspondo as expectativas, mas é isso, prefiro um Cristo que ainda não foi pintado pelos artistas, Prefiro um Cristo que deseja apenas fazer morada no coração dos homens e não em seus palácios, prefiro um Cristo que afirmou que não tinha onde reclinar a cabeça. diferente da raposas e dos lobos. Espero não ter ofendido, mas se assim você se sentir de antemão me perdoe. Paz em Cristo Jesus hoje e sempre.

*obs Eu uso paletó, quando necessário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário