sexta-feira, 16 de outubro de 2015

LULA BOONE, O HERÓI

Na minha adolescência assistia uma serie americana que se chamava Daniel Boone eu parava tudo que estava fazendo para ficar em frente a TV ele era o meu super-herói. Gostava muito de ler revistas em quadrinhos as minha preferidas era Tex e Zagor personagens muito parecido com o Daniel Boone, mas como sempre gostei de ler descobri que o meu herói predileto era um colonizador americano e existiu de verdade entre os anos de 1734 - 1820 Famoso pela sua exploração e assentamentos de povoados, hoje, no atual estado do Kentucky até hoje é lembrado pelos seus feitos como oficial militar na Guerra Revolucionaria Americana. Continua a ser um ícone embora lembrado com muitas imprecisões históricas. Foi lendo sobre este herói as vezes controverso na minha humilde visão de leitor apaixonado que compreendi a colonização americana e o quanto ela foi cruel com os índios nativos que ali habitava e o meu herói aos poucos foi se revelando um vilão e assim as lendas sobre ele já não me encantavam, descobri que ele foi aceito em uma tribo e depois traiu os caciques que o aceitaram como um deles, assim muitas outras histórias e lendas aparecem eclipsando alguns detalhes da sua vida. Ao me tornar adulto conheci a história de um metalúrgico que tem uma biografia absurdamente heroica, chegou a presidência da republica do Brasil depois de muitos anos de lutas e eu fui uma das testemunhas da história deste homem, ainda me lembro na cidade de Camaçari na Bahia, ainda não era presidente apenas um sindicalista, mas quando falava toca a alma do povo, me emocionava a cada discurso e via que através daquele homem o país e principalmente os pobres ascenderiam ao poder, ele era a personificação da frase "todo poder emana do povo" E quando fui a urna para votar pela primeira vez para presidente votei em Luiz Inácio (LULA) da Silva. Perdi com ele algumas eleições, mas sempre mantendo a esperança que um dia chegaríamos lá e chegamos e o País mudou, mas como Daniel Boone a mitologia tem obscurecido algumas verdades que custamos em acreditar como "o poder corrompe" Um projeto de poder absoluto e perpetuo e que não tem limites desconstrói a lenda viva e aquele homem herói já não me encanta, nem me inspira, mas consigo sentir asco e nojo do que se esconde por detrás de tanta ganancia e obsessão pelo poder. Dois eventos me confrontaram as saídas de Marina Silva e da Heloísa Helena, duas mulheres admiráveis no cenário politico, tenho respeito pela história de lutas dessas mulheres e me marcou as palavras da Heloísa Helena quando se desfiliou do PT foram essas as suas palavras: "Enganam-se aqueles que pensam que o LULA é um bronco, ele te uma raríssima inteligencia, mas uma mente extremamente criminosa." Naquele momento o meu semblante caiu, mas lenda é lenda, mito é mito e custamos acreditar que aquilo poderia ser verdade. Os anos passaram e hoje as palavras de Heloísa foram como uma profecia, pois o herói a cada dia para mim se torna um vilão, porem da vida real. Um homem que sujou a sua biografia com um engenhoso projeto de poder sem limites. Daniel Boone matou muitos índios no seu projeto de colonização. Agora precisamos saber quantos índios (sonhos) como os meus o nosso herói tupiniquim matou e ainda vai matar para perpetuar seu bando no poder. Cada um tem o herói que merece. O meu esteve comigo a vida inteira e eu nem percebi, fiz de homens chulos os meus heróis. Pai, você foi e sempre será meu Herói.
Paz a todos em Cristo Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário