segunda-feira, 26 de outubro de 2015

APRENDENDO COM AS COBRAS

Foto: Garoto australiano de dois anos domador de cobras
Portanto, sede prudentes como as serpentes e inofensivos como as pombas. Mateus 10:16 

Depois do éden com toda a certeza ficamos arredios com essa coisa, a serpente é um réptil que causa as mais estranhas sensações. Por isso não é admirada como o urso panda por exemplo, é difícil entender que com esse elemento tosco da natureza podemos aprender muito. Para entendermos melhor precisamos observar a visão bíblica para as palavras prudencia e simplicidade. Vamos ler dois versículos interessantes.
 "O simples acredita em qualquer coisa, mas o homem prudente vê bem onde pisa." (Provérbios 14:15) 
“O prudente vê o perigo e esconde-se; mas os simples passam adiante e sofrem a pena.” (Provérbios 22:3)
Portanto a prudência e a simplicidade são conceitos antagônicos, Se é assim, como podemos ser prudentes e simples ao mesmo tempo, a fim de obedecermos ao que o Senhor nos ensinou? Bem não vou discorrer sobre a simplicidade, deixo para outro momento, mas sobre as serpentes e sua lição de prudencia. 
A principal característica da serpente foi sua capacidade única de reconhecer o mal, ou aquilo que poderia levar a ele. A serpente fez exatamente as perguntas necessárias para afastar a visão da mulher do mandamento de Deus, e para fazer com que esta se voltasse para o seu próprio desejo. A serpente foi astuta quanto a identificar o mal. (Gênesis 8.8-12). Vivemos diante de uma sociedade influenciada pelo mal, as pessoas fazem mal por diversão em nosso tempo os crimes são cometido com requinte de crueldade, a inveja mora ao lado e as vezes dentro de casa, no trabalho, na escola, e até mesmo na igreja encontramos o mal nas pessoas que menos suspeitamos. O problema é que quase sempre não conseguimos discernir onde e em quem está a maldade. E a serpente é uma alimária da natureza que tem muito a nos ensinar, dai o conselho do Mestre amado de sermos prudentes, ou então seremos destruídos pela ignorância e a falta de prudencia. As pessoas não vem marcadas com um "B" de bondade na fronte, por isso todo cuidado é pouco, isso não significa que todo mundo em sua volta é um adversário em potencial, ou um Judas, mas estar em alerta, e observar com quem tratamos é sempre uma forma de proteger-nos de alguns problemas que poderão ser irreversíveis. Uma picada de cobra pode não matar mas pode deixar você com sequelas por toda vida. 

Obs* É melhor aprendermos com as cobras que rastejam do que com as cobras que andam, o veneno das cobras de duas pernas são mais mortais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário