quinta-feira, 21 de abril de 2011

QUAL É O SEU VALOR??

Um dia, um jovem rapaz, desanimado com a vida e com as pessoas, procurou um filosofo para ajuda-lo e disse:
- Venho aqui, professor, porque me sinto inútil, não tenho ânimo. Dizem que não sirvo para nada, que não faço
tarefas bem feitas, que sou lerdo e muito idiota. Como posso melhorar? O que posso fazer para que me valorizem mais?
O professor sem olha-lo, disse: - sinto muito meu jovem, mas não posso ajuda-lo, devo primeiro resolver o meu problema. Talvez depois.
E fazendo uma pausa, falou: - Se você me ajudasse, eu poderia resolver este problema com mais rapidez e, depois, talvez possa ajuda-lo. - Claro  professor, - gaguejou o jovem -  que se sentiu mais uma vez desvalorizado e hesitou em ajudar seu professor.
O professor tirou um anel que usava no dedo pequeno e deu ao jovem e disse: Monte no meu cavalo e vá até o mercado. Deve vender esse anel porque tenho que pagar uma divida. É preciso que obtenhas pelo anel o máximo possível, mas não aceite menos que uma moeda de ouro. Vá e volte com a moeda o mais rápido possível
O jovem pegou o anel e partiu. Mal chegou ao mercado, começou a oferecer o anel aos mercadores. eles olhavam com algum interesse, até o momento em que o jovem dizia o quanto pretendia pelo anel. quando o jovem mencionava uma moeda de ouro, alguns riam, outros saiam sem ao menos olhar para ele, mas só um velhinho foi amável a ponto de explicar que uma moeda de ouro era muito valiosa para comprar aquele anel. Tentando ajudar o jovem, chegaram a oferecer uma moeda de prata e uma xícara de bronze, mas o jovem seguia as instruções de não aceitar menos que uma moeda de ouro e recusava as ofertas. Depois de oferecer a jóia a todos que passaram pelo mercado, abatido pelo fracasso montou no cavalo e voltou. Entrou na casa e disse: - Professor sinto muito, mais é impossível conseguir o que me pediu. Talvez pudesse conseguir duas ou ainda três moedas de prata, mas acho que não se possa enganar ningúem sobre o valor do anel.
-Importante o que disse, meu jovem, - contestou sorridente o mestre. - Devemos saber primeiro o valor do anel. Volte a montar no cavalo e vá ao joalheiro. quem melhor para saber o valor exato do anel? Diga que quer vende-lo e pergunte quanto ele lhe dá. Mas não importa o quanto lhe ofereça não venda. Volte aqui com o meu anel.
O jovem foi até o joalheiro e lhe deu o anel para o examinar. O joalheiro examinou-o com uma lupa , pesou-o e disse:
- Diga ao professor que, se ele quiser vender agora, não posso dar mais do que 58 moedas de ouro pelo anel. O jovem surpreso exclamou: - 58 moedas de ouro!!!
- Sim replicou o joalheiro, - eu sei que, com tempo, poderia oferecer cerca de 70 moedas, mas... se a venda é urgente...
O jovem correu emocionado de volta para contar o ocorrido. O professor, depois de ouvir tudo o que o jovem lhe contou, disse:
- Você é como esse anel, meu rapaz; uma jóia valiosa e única e que só pode ser avaliada por pessoas que saibam reconhecer o valor de outras pessoas.
e dizendo isso voltou a colocar o anel no dedo. - Todos somos como esta jóia, valiosos e especiais e andamos pelos mercados da vida sendo avaliados por pessoas erradas que nos fazem perder a confiança e a crença em nossos próprios talentos.








 

Nenhum comentário:

Postar um comentário