quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

PARA DESCREVER A INTIMIDADE SEXUAL

Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos.
Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando.
Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer. (João 15: 13-15)
Um dos capítulos da Bíblia que mais leio é exatamente este e quando chego nestes trés  versículos eu sempre paro pra pensar sob trés aspectos da amizade reveladas nas palavras do melhor amigo que já existiu. O primeiro é sobre a minha amizade com Cristo sempre me indago se tenho sido fiel a ele e ao que ele disse porque amigo de verdade ouve e pelo menos se esforça pra seguir o conselho de um grande amigo. Se não temos parado para prestar a atenção ao que os amigos  dizem de que me vale a amizade, se com eles não posso desabafar, contar meus segredos e ouvir com atenção o que eles tem para me dizer. A primeira observação que devemos fazer sobre os amigos que estão em nossa volta é se eles contribuem positivamente para que a nossa vida seja melhor com todo respeito aos nossos sentimentos. Amigos de verdade são fieis até o fim mesmo com todas as barreiras, lutas e desafios que esta amizade venha passar. O Segundo aspecto é o quanto vale esta amizade, talvez alguém diga que amizade verdadeira não tem preço, mas para mim amizade verdadeira tem valor mesmo que este valor seja inestimável, incalculável, indescritível  sempre teremos um preço a pagar esta é uma realidade que nunca pensei viver, mas experimentei por muitas vezes. Para mim amigos são aqueles que investem em nós de todas as formas, pois  só investimos naquilo que acreditamos que nos dará lucro, em relação a amizade só vale investir se estivermos dispostos a pagar o preço. Ou seja "dar a própria vida pelos amigos" é o preço a ser pago e na verdade são poucos que pagam pela nossa amizade. Os que são chamados de amigos mas não tem a coragem de confiar coisas importantes a nós, duvido que elas colocariam a vida delas em nossas mãos, pois é, amigo é aquele que paga o preço. Um amigo renuncia a sua própria satisfação, Um amigo prefere sofrer no lugar do outro, Um amigo ama incondicionalmente e por este amor está disposto a fazer o que ninguém mais faria. Até aqui já seria suficiente para você se reprovar como amigo, mas ainda podemos aprofundar  mais nesta questão vejamos o terceiro aspecto da amizade segundo o texto. "Porque tudo quanto ouvi de meu pai tenho feito a conhecer" E neste ponto  a grande maioria dos amigos são reprovados Jesus se revela a nós num grau de amizade tão intimo a ponto de revelar para nós todas as palavras do Pai, todos os segredos, o véu foi rasgado já não há separação entre o homem e Deus porque o filho no-las revelou na intimidade para os seus amigos! "Conhecer" na Bíblia é usado também para descrever a intimidade sexual entre um homem e uma mulher tal é o grau de significância da palavra  "E conheceu Adão a Eva, sua mulher, e ela concebeu e deu a luz... Um verdadeiro amigo não se esconde atras das palavras, não é fingido, não trata com hipocrisia ou leviandade, mas é transparente revelando-se com sinceridade, verdade  e toda honestidade  tornando-se conhecido. Se o nosso amigo nos  deixa conhece-lo e não demonstra interesse em conhecer-nos, nas  nossas necessidades, sofrimentos, agruras, tristezas e alegrias, nas nossas expectativas, objetivos e planos, pode ter absoluta certeza que estamos diante de um colega de classe,  da igreja ou do futebol num final de tarde, mas não de um distinto amigo. Jesus Cristo se revela como um amigo verdadeiro e que supera até mesmo a nossa compreensão. Não quero de hipótese alguma dizer com tudo isto que os amigos precisam ser perfeitos, absolutamente, pois dai como seria provada esta amizade, pois são nas falhas, que se revelam a força e a fidelidade de uma verdadeira amizade. É para isto existe amor e perdão. Vamos caminhar juntos, vamos viver como Cristo desejou, como verdadeiros amigos e não como escravos uns dos outros. Basta para nós um só AMIGO-SENHOR , Jesus Cristo, o filho de Deus. Quero desejar um  final de ano feliz e abençoado a todos os meus amigos. A todos que tem me ajudado a construir a vida e tem investido em mim e naquilo que eu represento. Paz em Cristo Jesus, hoje e sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário