quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

CARNE, PÃO E VINHO


E, acabando Davi de oferecer os holocaustos e sacrifícios pacíficos, abençoou o povo em nome do SENHOR.
E repartiu a todos em Israel, tanto a homens como a mulheres, a cada um, um pão, e um bom pedaço de carne, e um frasco de vinho. 1 Cr 16.1-2
Em tempos de demostração coletiva de  hipocrisia e egocentrismo faço a minha reflexão interior da minha própria indiferença e frieza, para ninguém pensar que estou tentando ofender ou ainda me isentar dos fatos que são mais do que corriqueiros. Comecei ler este capitulo da Bíblia e não conseguir continuar a leitura pois estes dois versos logo no início me fizeram parar para refletir na atitude de um rei que  tinha acabado de dedicar a sua oferenda a Deus e que tendo cumprido com a sua "obrigação" toma duas iniciativas um tanto abençoar o povo mesmo que já tinha abençoado através da oferta que acabara de doar prosseguiu abençoando o povo que estava ali juntamente com ele o que já demonstrava a sua popularidade e o amor que o povo lhe devotava. Depois de impetrar a benção observamos algo espetacular o rei repartindo com um sentimento de igualdade entre homens e mulheres, isto para aquele tempo e momento era uma verdadeira revolução. o texto frisa, "...tanto a homens como a mulheres..." Um pão, um bom pedaço de carne e um frasco de vinho vejamos a liberalidade do monarca, ele poderia dar apenas aos palacianos, aos seus conselheiros, aos seus familiares, aos seus amigos mais íntimos, porem ele decide repartir com todo povo, que lição de comunidade demonstrou o rei Davi não era procedimento comum entre os monarcas, Mas Davi faz a grande diferença, cresci no evangelho e nunca vi um "monarca" da atualidade repartir, já vi despojar o povo, os "monarcas" do nosso tempo extrai até o ultimo vintém eles exigem que o povo reparta mas eles mesmos nunca fizeram, a não ser quando existe o jogo de interesses, os "monarcas" do seculo vinte um não doam o pão dormido, a carne estragada e tão pouco o vinho fermentado, pois pregam contra a avareza mas são os primeiros a viver nela, Jesus repartiu a palavra, a saúde, o amor, a compreensão, a libertação mas também não foi omisso na hora de repartir a carne, o vinho e o pão ele foi um verdadeiro rei. Do texto ainda ressalto que o rei Davi "...repartiu a todos em Israel..." Se repartimos somente entre amigos e irmãos, ou até apenas aos nossos familiares estamos totalmente equivocados sobre o evangelho e aquilo que é a vontade de Deus. Fico imaginando a alegria do povo por tamanha simplicidade do seu rei. repartir não é bem a nossa cultura, pois nos acostumamos a conviver com a cultura da exclusividade, do "eu" da satisfação pessoal avarenta e egoísta, repetimos diariamente os jargões do individualismo como:  Meu filho, minha mãe, meu carro, minha mulher, minha vida, minha casa, meu dinheiro e etc. A terceira pessoa está ausente nas frases não ouvimos dizer o nosso carro, a nossa casa, a nossa vida, o nosso filho, a nossa mãe e assim sucessivamente,  estamos sob uma nuvem de tanta indiferença e avareza que não mais conseguimos ver o sofrimento alheio, a necessidade dos que estão em nossos portões tal qual o mendigo Lazaro na casa do rico. As lições do rei Davi corroboram com os ensinamentos do mestre. Se não aprendermos a repartir e a compartilhar já não nos resta viver, pois viver é compartilhar os espaços, as histórias, as dores, os sofrimentos, as alegrias, a esperança, a fé, e o amor, mas sem esquecer  o pão a carne e o vinho. Ta na hora de repartir! Paz em Cristo Jesus, ontem hoje e sempre.


Nenhum comentário:

Postar um comentário