quarta-feira, 23 de março de 2011

Leite e Mel


    Quando Deus libertou o povo de Israel do julgo de faraó, Ele prometeu levá-los para uma terra que manava leite e mel (Êxodo 3.8).
    Depois de se estabelecerem na Terra Prometida, os israelitas passaram a criar vacas, ovelhas e cabras, tendo assim um suprimento abundante de leite. Mais o que dizer do mel? Alguns acreditam que essa expressão se refira ao xarope feito de tâmaras, figos e uvas. E a maioria das referências bíblicas ao mel de abelha é de mel silvestre, não de mel cultivado. (Juízes 14.8,9; Samuel 14.27; Mateus 3.1,4) Será que aquela terra realmente ‘manava’ mel assim como ‘manava’ leite?
    Uma recente descoberta arqueológica no Israel atual nos dá uma idéia mais clara do assunto. Sobre essa descoberta, um comunicado à imprensa da Universidade Hebraica disse: “Este é o mais antigo apiário [colméia] descoberto até hoje no Antigo Oriente Médio, disse o professor (Amihai) Mazar.
    Os arqueólogos encontraram mais de 30 colméias em três fileiras, e calcularam que a área total continha umas 100 colméias. Ao se examinarem essas colméias, foram encontradas partes do corpo de abelhas e moléculas de cera de abelha. Os eruditos calculam que “talvez se extraísse das colméias até meia tonelada de mel por ano”.
    Nos tempos antigos, além de os favos de mel fornecerem um alimento delicioso, sua cera era usada na indústria de metal e de couro. Ela também era usada em tábuas de escrever de madeira com um rebaixo que era coberto com a cera, que podia ser derretida para se escrever de novo sobre ela. Que conclusão os arqueólogos tiraram dessa descoberta?
    “Embora a Bíblia não fale nada sobre a apicultura naquela época”, continua dizendo o comunicado a imprensa, “a descoberta do apiário em Tel Rehov indica que a apicultura e a extração de mel de abelha e colméias eram parte de uma indústria altamente desenvolvida já no inicio  do período do Primeiro Templo [de Salomão]. Assim é possível que a palavra ‘mel’ na Bíblia se refira mesmo ao mel de abelha”.

Fonte de Pesquisa: Revista Cristã


Nenhum comentário:

Postar um comentário