sexta-feira, 18 de setembro de 2015

A LIÇÃO DO PORTA TOALHAS DE PRATOS

A minha infância foi em uma casa de madeira muito simples no bairro dos quarenta e seis em Camaçari na Bahia e de lá tenho boas e tristes lembranças e alguns aprendizados que nortearam a minha vida e me fizeram ser um livre pensador. Entre meus dez e quinze anos ajudava minha mãe a fazer bolo para casamentos e aniversários era assim que minha mãe ajudava nas despesas da casa, além da costura que também era outra atividade extra, naquele tempo não era muito comum uma mulher trabalhar fora e me lembro que as mulheres faziam de tudo para ajudar na provisão do lar, me lembro que minha mãe vendia leite na porta e assim o orçamento melhorava para manter-nos na escola, bem alimentados e bem vestidos graças a DEUS! Mas não é apenas esse exemplo que levo comigo um dia de sábado fomos a feira e minha mãe comprou um porta panos de pratos e chegando em casa pendurou na cozinha e sempre que eu estava tomando café ou ajudando na cozinha lia a frase  escrita naquele porta toalhas de pratos e era como um mantra toda vez que olhava aquela frase ressoava em minha mente e coração. Tempo passou, me tornei adulto, casei-me hoje sou avô e se tem algo que permanece em meu coração e na minha mente é a frase "Fazer o bem sem olhar a quem" Essa foi a grande lição de vida que aprendi na cozinha da minha mãe. Não somos tolos, quando amamos as pessoas e fazemos o bem a elas mesmo sendo odiados e desprezados, porque o verdadeiro amor faz bem a quem não merece. Minha mãe tá envelhecendo e sei que os seus dias se abreviam, mas até lá quero muito beija-la, abraça-la e agradecer pelas lições mesmo aquelas que ela nem precisou abrir a boca, mas simplesmente ao comprar um singelo porta toalhas de pratos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário