quinta-feira, 30 de julho de 2015

O PAU VAI QUEBRAR

O escritor John Maxwell em um dos seus livros diz que há três tipos de mente: Uma é capaz de pensar por conta própria; outra consegue entender o que os outros pensam e há uma terceira incapaz de pensar por si ou compreender o pensamento dos demais. A primeira alcança o grau máximo de excelência, a segunda é excelente, a terceira não tem valor algum. Fui criado numa família muito comum nada de diferente a não ser por um detalhe todos tinham personalidade forte, muita opinião e quase sempre estávamos em pé de guerra discutindo algum assunto seja ele familiar, religioso, politico, futebolístico e por ai vai. Para entender melhor essa "fortaleza" intransponível basta dizer que meu pai odiava futebol, minha mãe tanto faz, uma parte torcia para o Bahia e outra parte para o Vitória. Mas todos queriam ter razão e todos pensavam por conta própria e a única convergência família era o fato de todos gostarem de música e ir a igreja. politicamente então o pau quebra eu como um rebelde esquerdista contra 90% dos direitistas, entre mortos e feridos salvaram-se todos. Se tem uma coisa que não posso acusar os meus irmãos é de maria-vai-com-todas, pelo contrario se alguem quisesse convencer deveria ter um argumento contundente e plausível para arrebanhar apoio o que quase sempre era um exercício de paciência e perseverança. Acredito que passei um pouco dessa "bendição" para os meus filhos que apesar de ser em quatro cabeças, mas são extremamente diferente na personalidade e caráter a única coisa que consegui com muito esforço foi fazer deles torcedores rubros-negros. Sou uma pessoa mau acostumada com isso tanto que fico irritadiço quando tenho que me relacionar com pessoas sem opinião, e que não pensam independentemente mas precisam que alguem pense por elas, fale por elas e até aja por elas, confesso que é um defeito não saber lidar com pessoas assim tenho muito que aprender nesta situação. Porem também sei que ter uma opinião própria e pensar com independência é necessário que o individuo busque o conhecimento e entendimento sobre aquilo que deseja formar uma opinião e pensamento. Não dá para formar opiniões superficiais sobre questões complexas e de difícil interpretação. Sempre gostei do debate de ideias e de divergir para elevar o meu grau de conhecimento, é bastante proveitoso conversar com pessoas contraditórias, porque conversar com alguem que tem a mesma opinião é um monologo entediante. Foi desta maneira que aprendi a respeitar a ideia e o pensamento alheio como também compreender que os outros não tem que pensar como eu, como eu também não necessariamente tenho que pensar como todo mundo. Mas acima de tudo perseguir a compreensão exata das coisas até alcançar o denominador comum. Não basta pensar e formar opinião é preciso provocar o pensamento e a exposição de ideias promovendo o entendimento no mais alto nível. Dizem que gosto não se discute, será? Os porquês estão ai nas vitrines da vida e nós precisamos responder com eficiente sabedoria se soubermos, por isso não devemos ter medo de expressar nossas opiniões sejam relevantes ou não para quem ouve ou lê. Afinal vivemos num país onde temos liberdade de expressão que é o direito que tem qualquer individuo de manifestar livremente opiniões, ideias e pensamentos. Viva a liberdade!


Nenhum comentário:

Postar um comentário