quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

VIDA DIFÍCIL

Uma filha se queixava a seu pai a respeito de sua vida e de como tudo era difícil para ela. Não sabia como prosseguir e estava se dando por vencida. Estava cansada de lutar, parecia que quando resolvia um problema, outro surgia de imediato.
Seu pai, um chefe de cozinha, levou-a ao seu local de trabalho. Ali, encheu três vasilhas com água e as colocou sobre um forte fogo. Logo a água das três vasilhas estava fervendo. Numa colocou cenouras, na outra ovos e na última colocou pó de café.
Deixou-os ferver sem nada dizer. A filha esperou pacientemente, questionando-se o que estaria fazendo seu pai. Após vinte minutos o pai apagou o fogo. Retirou as cenouras e as colocou em um recipiente. Retirou também os ovos e os colocou num prato.
Coou o café e o colocou num copo. Olhando para sua filha lhe disse: Querida, que vês?
Cenouras, ovos e café. Respondeu ela…A fez aproximar-se e lhe pediu para que apalpasse as cenouras, então, ela constatou que estavam moles. Pediu, também, para que tomasse os ovos e rompesse suas cascas.
Ao retirar as cascas observou que estavam duros. Em seguida lhe pediu para provar o café, ela sorriu enquanto experimentava seu rico aroma… Humildemente a filha perguntou: Que significa isto, pai? Ele lhe explicou que os três elementos haviam enfrentado a mesma adversidade: água fervendo, mas, haviam reagido de maneiras distintas.
A cenoura que a princípio era dura ao ser colocada na água fervendo se tornou frágil, fácil de se desfazer…
O ovo, por sua vez, era frágil e a casca protegia o seu conteúdo líquido, mas, após passar pela água fervendo o seu interior endureceu….
O pó de café, sem dúvida, parecia o mais frágil. Depois de passar pela água fervendo, havia modificado a água…
“Qual deles é você, minha querida?”… Quando a adversidade bate à sua porta, como você responde?…
Você é como a cenoura que parece forte, mas com a dor e a adversidade você murcha, torna-se frágil e perde sua força?…
Ou será você como o ovo, que começa com um coração maleável mas, que depois de alguma perda ou decepção se torna mais duro, apesar de a casca parecer a mesma?…
Ou será que você é como o pó de café, capaz de transformar a adversidade em algo melhor ainda do que ele próprio?…
Somos nós os responsáveis pelas próprias decisões….
Cabe a nós, somente a nós – decidir se a suposta crise irá ou não afetar nossa vida e nossa comunhão com Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário