quinta-feira, 21 de julho de 2011

CONSELHOS PARA OS NOSSOS SENTIDOS

Filho meu, atenta para as minhas palavras; aos meus ensinamentos inclina os ouvidos. 
Desvia de ti a falsidade da boca e afasta de ti a perversidade dos lábios. Os teu olhos olhem direito, e as tuas pálpebras diretamente diante de ti. Pondera a vereda de teus pés, e todos os teus caminhos sejam retos. Não declines nem para a direita nem para esquerda; retira o teu pé do mal. Provérbios 4. 20,24-27

Quando observamos os conselhos práticos da palavra para o nosso viver diário ficamos maravilhados pois temos a dimensão exata do conhecimento de Deus acerca de nós outros. Salomão um homem agora experiente é inspirado a escrever e começa dizendo "inclina os ouvidos"  a atitude de inclinar-se é para quem já se vestiu com as vestes da humildade, só poderemos parar pra ouvir os conselhos de alguém se tivermos nesta posição, parados para prestar a atenção ao que está sendo dito, pare um instante ouça! o beneficiado vai ser você. existe uma promessa pra quem para pra ouvir, felizes os que se detém para ouvir os conselhos de Deus. 
"afasta de ti a falsidade e a maldade da boca" Nós podemos causar danos irreparáveis as nossas vidas se não observarmos com carinho este conselho, Jesus disse que o que contamina não é o que entra pela boca e sim o que sai, porque o que entra pode causar danos ao corpo, mais o que e sai irá destruir a alma, poderá destruir toda uma vida. a palavra recomenda pormos um vigia a porta da nossa boca, é imprescindível o cuidado com as palavras, a palavra ainda aconselha, "sejam poucas as vossas palavras",  breves para ouvir e tardios para falar. As nossas palavras precisam promover edificação, construção, e acima de tudo abençoar.
"Os teus olhos olhem direito" agora estamos falando sobre um membro do corpo que mais exerce influencia a nossa vida. o olho é referencia para o corpo, ora Jesus disse:  se os teu olhos forem bons o teu corpo será iluminado.  No éden quando o primeiro casal pecou, a bíblia afirma que a mulher viu que a árvore era boa pra se comer e agradável aos olhos, então podemos supor que, estar de olho na árvore foi determinante para a queda do homem. Olhar direito significa saber exatamente o que, e porque, estamos olhando para algo ou alguém. contato é visual é sempre influente, já observou que nos grandes restaurantes os pratos são atrativos pela ornamentação, quase sentimos o gosto da comida antes de degusta-la, por isso a expressão "comer com os olhos" e quando somos atraídos os outros sentidos são convidados a participar da "festa" que os olhos começou. Davi é um exemplo de como os olhos podem influenciar os outros membros, ele esta no paço real, quando os seus olhos  arrebatou o seu coração ao ver aquela linda mulher e apartir de então ele a desejou e cometeu as maiores loucuras colocando seu reinado, a sua vida, a sua comunhão com Deus na lata do lixo. Este homem faz uma recomendação entre os seus salmos ele escreveu "não porei coisa má diante dos meus olhos" ele agora sabe exatamente o que os olhos corrompidos podem fazer. Que Deus limpe os nossos olhos!
"Pondera a veredas dos teus pés... retira os teu pés do mal" talvez você pergunte o que tem haver os pés com os sentidos? os pés parecem intrusos, mais não são! eles recebem comando e leva todo o corpo para onde se deseja. veja que teus ouvidos, tua boca, e teus olhos só poderão estar onde os  pés os levarem. agora uma pergunta para onde você tem ido e de onde tem vindo? não esqueça que seus sentidos estavam com você e quem sabe você os colocou em perigo, será que você não foi o tentador dos teus olhos? colocando coisa má diante deles?  Se você não tivesse lá você não vería a corrupção não se envolveria com o pecado. Será que você não foi o tentador dos seus ouvidos? se você não andasse em direção ao maledicente ele não teria lhe contado a fofoca do dia. Será que você não foi o tentador da sua boca? quando os seus pés te conduziram a casa do irmão "fulano"  para massagear o seu ego, tecendo-lhe elogios quando ele se levantou contra a liderança da congregação. Os teus pés não te levará onde teu coração não desejar. Aonde você for eles deixarão  marcas que a chuva e o vento poderão apagar, mais que estarão registrados no Livro de Deus, o dia e a hora que você entrou e saiu. Deus sabe exatamente por onde você tem andado. Se teus pés tem vacilado arrependa-se e  volte para o caminho certo, a direção certa e não ter mais a vergonha de onde entra ou sai. Esta é a  hora de concertar a sua bússola e seguir em frente. Deus abençoe a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário