quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

CONHECENDO A VONTADE DE DEUS


     Introd: Todos nós desejamos conhecer a vontade de Deus. Qual é a vontade de Deus?  Alguma vez na vida você já se fez esta pergunta. Uma coisa você pode afirmar com certeza, que a vontade de Deus é boa, perfeita e agradável.  Existem pessoas que tem um coração com facilidade de conhecer a Deus e entender a sua vontade, outras têm muita dificuldade de assimilar esta realidade. Deus oferece e fornece esta capacitação através do conhecimento que temos D’Ele e da sua palavra, onde aperfeiçoamos a nossa intimidade com o Criador. Porque conhecer a vontade de Deus? Não há êxito ou sucesso em qualquer que seja o empreendimento se não estivermos na vontade de Deus. Você conhece Deus? “Portanto não sejam insensatos, mas procurem compreender qual é a vontade do Senhor” (Efésios 5.17)
1 – A VONTADE DE DEUS E A VONTADE DO HOMEM SÃO INCOMPATIVEIS
O homem é carne, Deus é Espírito, é divino (Isaias 55.8) Para conhecer e experimentar a vontade de Deus em nossas vidas devemos rejeitar a vontade da carne e os padrões do mundo. Deus não quer que fiquemos equivocados a respeito da sua vontade e Ele sabe o que é melhor pra nós. Tudo o que Deus deseja é a nossa felicidade, por isso é fundamental o conhecimento de Deus para entender a sua vontade. O apóstolo Paulo em sua carta aos Romanos  descreve três características básicas encontradas na vontade de Deus.
a)     A VONTADE DE DEUS É BOA - Logo não é possível encontrarmos maldade no coração de Deus. Tudo o que ele criou é bom, as pessoas os animais a natureza.  (Salmos 73.1; 86.5).  A bondade de Deus é grande (salmos 31.19) a bondade de Deus permanece (Salmos52. 1).

b)    A VONTADE DE DEUS É AGRADAVEL – Porque seus propósitos são agradáveis para conosco (salmos 44.3) Assim como nós fazemos tudo para agradarmos aos nossos filhos, Deus também deseja nos agradar, conhece o nosso coração, sabe o que é melhor pra nós, qual o melhor momento e se o que desejamos estiver de acordo com a sua vontade melhor ainda. Quando você vai dar um carro pro seu filho você não pondera?

c)     A VONTADE DE DEUS É PERFEITA, SANTA – Deus é santo, tudo N’Ele é   perfeito, sua mente seus desígnios, seus pensamentos,sua palavra sua vontade suas obras etc.

2 – DUAS FORMAS DE CONHECER  A VONTADE DE DEUS
A)   A FORMA ERRADA – O homem não pode conhecer a vontade de Deus usando o raciocínio humano – pois os efeitos do pecado o impede. O coração do homem é enganoso, a mente humana é limitada. (provérbios 28.26) – (Jeremias 17. 9). Como podemos conhecer a Deus e entender a sua vontade consultando os homens? Hoje se procura todo tipo de sortilégios, e até mesmo muitos procuram comunicações sobrenaturais, tudo isso é vão.

B)   A FORMA CORRETA – A palavra de Deus é a nossa regra de fé e prática é a nossa permanente e infalível bússola. (salmos 119.105). A nossa mente e o nosso coração no que concerne a vontade de Deus tem que focar para o conteúdo bíblico que é precisamente infalível (2 Tm 3.16). [A vontade de Deus está descrita em sua palavra e através dela alcançamos maturidade espiritual para  termos discernimento e compreensão. (Efésios 4.13) Exemplo: o Jovem e o adulto. Em hipótese alguma, a vontade de Deus entrará ou estará em contradição com as escrituras sagradas.
CONCLUSÃO:
Para conhecermos e entendermos a vontade de Deus, precisamos examinar os PASSOS  que estamos dando, os SENTIMENTOS que estamos cultivando e conferi-los cuidadosamente com os princípios revelados na Bíblia Sagrada.
                                                   Pst.  Edson Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário