terça-feira, 28 de setembro de 2010

Videira Verdadeira

Videira Verdadeira (João 15:1-17)
Um ramo frágil que muitos de nós, às vezes, queremos desligar, cortar e atirar ao fogo, o agricultor poda, rega e fortifica, fazendo dele um ramo cheio de cachos que nos enche os olhos e valoriza a safra.
Jesus neste texto usa a metáfora da videira para falar sobre intimidade e interdependência.

Jesus é a videira verdadeira, de modo que todo aquele que está conectado a ele é nutrido de força e esperança, tornando parte de um corpo muito maior que chamamos de Igreja - Corpo de Cristo (Efésios 2:19,21-22) - que nada mais é do que uma multidão de amigos verdadeiros que juntos vivem a vida "nua e crua", ou seja, a vida como ela é (Atos 2:42-47). Uma vida com Deus intermediada pela videira verdadeira, Jesus Cristo, o Nazareno, Judeu, Rabino, Deus.

É isso que Jesus Cristo quis dizer quando disse : "Eu Sou" (João 8:58). O evangelista nos revela em seus escritos, para o terror dos discípulos e desespero dos fariseus e simpatizantes que nutriam um certo ódio por Cristo. Afinal, diziam eles: "Pode vir alguma coisa boa de Nazaré?" (João 8:12: "Eu sou a luz do mundo"; João 10: "Eu sou a porta - que dá acesso para vida eterna"; João 10:11: "Eu Sou o bom pastor" - que já decidiu dar a vida por suas ovelhas; João 11: em meio à tristeza e à morte, ele diz: "Eu Sou a ressurreição e a vida". Essas frases até hoje aquecem os nossos corações, porque o Judeu rabino de Nazaré é o próprio Deus encarnado! (Êxodo 3:14: "Eu Sou o que Sou" - Deus - Yavé).

Agora sim temos um pouquinho do sentimento daquele momento exato para observarmos a preciosidade do que Jesus está dizendo para o seu corpo, isto é, a igreja.

1. Jesus é a videira verdadeira

De modo que devemos estar conectados a ele com a nossa mente e coração. Devemos ser nutridos por sua ceiva, por sua água da vida! (João 4:10). Temos que entender de uma vez por todas que dependemos de Jesus para gerarmos frutos novos; vidas regadas pela ceiva da vida que vem da videira verdadeira, Jesus o Cristo. A sua Palavra nos nutri de forma que possamos ser geradores de frutos nutridos por Jesus. É a vida como ela é! É um processo pelo qual passamos, e precisamos para amadurecer. Há um tempo certo para isso, e não compete a nós julgarmos, pois somos ramos, iguais aos demais e precisamos de cuidados, porque precisamos produzir bons frutos. Também é verdade que um ramo ruim não gera fruto bom. Precisamos ser nutridos. Se o seu ramo não estiver recebendo a verdadeira ceiva da vida, ele secará. Por isso é necessário podar, eliminar os excessos para garantir a qualidade. O que precisamos entender é que este trabalho não é nosso; é o trabalho do agricultor. O nosso trabalho é de relacionarmo-nos com os demais ramos para estabelecer uma harmonia. Como, portanto, podemos estabelecer uma harmonia entre os ramos e a videira? Filipenses 2:2 explica: "Tendo o mesmo modo de pensar, o mesmo amor, um só espírito e uma só atitude". Que tal esse desafio?

2. Deus é o agricultor, o Senhor da vinha

A vinha é um terreno no qual está plantado algumas videiras. O fato de Deus ser o senhor da vinha deve trazer-nos esperança, pois ele olha além do que somos, ou seja, ele vê o que poderemos ser em suas mãos. As videiras podem ser muito mais que meras videiras quando estas têm Deus como o seu agricultor. Este é de capaz vê-las como estarão há alguns anos.

Um ramo frágil que muitos de nós, às vezes, queremos desligar, cortar e atirar ao fogo, o agricultor poda, rega e fortifica, fazendo dele um ramo cheio de cachos que nos enche os olhos e valoriza a safra. Somos apenas um ramo em toda a vinha, porém conectados à videira verdadeira (Jesus), sob o cuidado do grande agricultor que é Deus.

3. Deus nos chamou para sermos amigos

A amizade, segundo a videira verdadeira- Cristo Jesus - é uma posição de lealdade e compromisso para com o próximo, porque entre amigos verdadeiros não existe diferença, preconceitos, apatia etc.

Quando olho para esse texto, encontro principalmente o conselho de como devemos ser como igreja, a saber, forte e frutífera, que busca a multiplicidade onde cada homem é sozinho, na casa da humanidade. O supremo agricultor quer mudar essa realidade. Como? Vivendo uma amizade leal, um relacionamento de amo, o que é totalmente possível.

Os ramos da videira verdadeira lutam para não se desconectar da fonte da ceiva da vida. O nosso chamado é aceitar o chamado da videira, para se relacionar, com o agricultor o Senhor da vinha. O Deus do cotidiano.

Deus abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário