quarta-feira, 28 de novembro de 2018

HAJA ENTRE VÓS HERESIAS

O crescimento vertiginoso de lideres religiosos hereges nas denominações é um fenômeno a ser estudado. Cada vez mais observamos que a mensagem do evangelho da graça e do poder de Deus tem desaparecido dos púlpitos. É claro e evidente que as denominações estão doentes principalmente aquelas que se distanciaram do estudo sistemático da palavra de Deus. Os últimos movimentos 
neopentecostais no Brasil enfatizaram "doutrinas" como a teologia da prosperidade, as batalhas espirituais, o mover do espírito, o sopro do espírito, o cair no poder, e algumas outras ideias, mas muito pouco de conhecimento Bíblico, doutrinas Bíblicas, muito pouco para o aperfeiçoamento cristão. As heresias estão ligadas diretamente a falta de conhecimento profundo da palavra de Deus. Quero considerar aqui o enfraquecimento das Escolas Bíblicas Dominicais nas denominações mais tradicionais e históricas. Infelizmente são poucos cristãos que buscam de forma didática e sistemática ao estudo da Bíblia. Recentemente o líder máximo da Igreja do Evangelho Quadrangular no Brasil trouxe a baila a verdadeira face da liderança neopentecostal, salvo poucas exceções. Lamentavelmente não vejo no horizonte mudança neste quadro pelo menos a curto prazo, mesmo porque não há preocupação por parte dos grandes lideres um esforço para mudanças. O que poderá acontecer e já está acontecendo é a migração de membros das denominações neopentecostais para igrejas históricas e de fé reformada. As denominações históricas preservam mais a ortodoxia dos apóstolos e da fé.  O chefe da IEQ no Brasil disparou em uma só mensagem diversas heresias ao ponto de chamar a atenção da igreja quadrangular americana que é primeira igreja quadrangular mundial, é nítido que as heresias proferidas pelo líder produziu uma crise sem precedentes na organização religiosa. A declaração de fé da fundadora da denominação foi jogada no lixo pelo presidente atual. Em todo o Brasil muitos pastores e lideres se manifestaram em defesa da igreja e reprovando os ensinos do seu líder. Imagino como um pastor de uma igreja local ou congregação quadrangular poderá pregar a verdade sendo questionado pelos seus membros quanto as verdades sagradas?  E agora para piorar a situação o presidente apregoou rebelião a igreja-mãe, mesmo que não seja subserviente juridicamente até porque a nossa legislação não permite, mas espiritualmente, pois toda doutrina da igreja vem da igreja americana. Quer dizer que o líder exige obediência aos liderados, mas não obedece as diretrizes internacionais?
O Conselho Global da IEQ está sendo afrontado de forma veemente pela administração atual, e tudo por causa de um líder que irresponsavelmente apregoou heresias como verdades absolutas! Infelizmente o presidente da IEQ não é o único líder a proferir heresias, isso é mais comum do que pressupomos e digo mais. a igreja evangélica no Brasil é a que mais espalha heresias, estamos exportando heresias para o mundo todo. Que a graça de Deus seja com sua igreja. Gostaria de salientar que as heresias não vão acabar, as heresias tem um papel até mesmo para atestar a qualidade dos verdadeiros cristãos. 
O apóstolo Paulo explica isto:
E até importa que haja entre vós heresias, para que os que são sinceros se manifestem entre vós.
1 Coríntios 11:19
Os cristãos sinceros se manifestarão contra ao detectar uma heresia, enquanto os heréticos irão concordar com ela. Todo cristão sincero irá refutar as heresias e discordar dos heréticos. De que lado você está? Oremos pela igreja. 
Paz de Cristo a todos

Nenhum comentário:

Postar um comentário