segunda-feira, 31 de maio de 2010

"JEJUM CRISTÃO: O QUE A BÍLBLIA DIZ?"

A Escritura não ordena que os cristãos jejuem. Não é algo que Deus peça ou exija dos cristãos. Ao mesmo tempo, a Bíblia apresenta o jejum como algo bom, lucrativo e esperado. O Livro de Atos registra os crentes jejuando antes de tomarem importantes decisões (Atos 13:4; 14:23). Jejum e oração freqüentemente andam juntos (Lucas 2:37; 5:33). Muito freqüentemente, o foco do jejum é a falta de comida. Mas ao invés disto, o propósito do jejum deveria ser desviar seus olhos das coisas deste mundo, e então direcionar sua mente a Deus. Jejuar é uma maneira de demonstrar a Deus e a você mesmo que você leva a sério seu relacionamento com Ele. Jejuar ajuda você a ganhar nova perspectiva e uma renovada confiança em Deus

Apesar de o jejum nas Escrituras estar quase sempre relacionado à comida, há outras maneiras de jejuar. Tudo que você pode abrir mão temporariamente para que melhor se concentre em Deus pode ser considerado um jejum (I Coríntios 7:1-5). O jejum deve ser limitado a um determinado período de tempo, principalmente quando o jejum é de alimento. Longos períodos sem comer fazem mal ao corpo. O jejum não é para punir a carne, mas para que se concentre em Deus. O jejum também não deve ser considerado como um “método de dieta”. Não jejue para perder peso, mas para ter um relacionamento mais profundo com Deus. Sim, todos podem jejuar. Alguns podem não conseguir jejuar de comida (os diabéticos, por exemplo), mas todos podem, temporariamente, abrir mão de algo para se concentrar em Deus.

Desviando nossos olhos das coisas deste mundo, podemos melhor voltá-los para Cristo. Jejuar não é uma maneira de conseguir de Deus o que queremos. O jejum muda a nós, não a Deus. Jejuar não é uma maneira de parecermos mais espirituais do que os outros. Jejuar é algo a ser feito em espírito de humildade e atitude alegre. Mateus 6:16-18 declara: “E, quando jejuardes, não vos mostreis contristados como os hipócritas; porque desfiguram os seus rostos, para que aos homens pareça que jejuam. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão. Tu, porém, quando jejuares, unge a tua cabeça, e lava o teu rosto, Para não pareceres aos homens que jejuas, mas a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente.”

Fonte: http://www.gotquestions.org

sábado, 29 de maio de 2010

DEVEMOS DOAR TODOS OS NOSSOS BENS PARA UMA ORGANIZAÇÃO RELIGIOSA?

O texto bíblico de Mateus 19.16-17, junto com Atos 2.42-44 e 4.34-35, tem sido usado por muitos para fazer que a pessoa doe tudo o que possui à sua organização (grupo religioso) e passe a viver como pedinte pelas ruas dos grandes centros urbanos atrás de donativos, não para ela, mas para o próprio movimento.

Em Mateus aprendemos que aquele jovem era um homem de “posição” e, logo de início, vemos um problema fundamental. Enquanto Jesus usa o verbo “receber”, o homem usa o verbo “fazer”. O jovem tinha a impressão errada de que podia ganhar a salvação por meio do esforço pessoal. Afinal, ele estava acostumado a ter tudo o que queria por ser rico. E ainda jactanciava-se de cumprir a Lei. Mas Jesus coloca o dedo no problema dele. No fundo, aquele jovem era um transgressor da Lei. Um idólatra! Pois tinha feito do dinheiro o seu deus, tentando adorar a Deus e a “Mamom”.

Não é errado possuir riquezas, desde que a pessoa não se deixe dominar por ela (1Tm 6.10). O texto, porém, não deve ser interpretado como sendo uma instrução normativa para os crentes venderem tudo e viver na pobreza, dependendo do governo e dos outros para sua subsistência. Ao agir dessa forma, estará incorrendo em grande pecado. Atos 2.44-45 não diz que eles vendiam suas residências. O que está implícito nesses versículos é a venda de terras e de outras propriedades excedentes. As medidas tomadas por aqueles crentes eram voluntárias. Estavam vivendo uma situação temporária para o progresso do evangelho e da Igreja primitiva. Novamente trata-se de uma passagem descritiva de profunda significância para nós, mas não uma norma a ser seguida.

Não é o dinheiro, mas o amor ao dinheiro que abre as eclusas e comportas da alma, através das quais correm encachoeiradas as destrutivas ondas da ambição que afoga os homens na destruição e na perdição. Lembremo-nos de que nada podemos levar deste mundo, com exceção do nosso caráter.

Fontes de pesquisa: Revista DF - Bíblia Apologética - http://www.cacp.org.br

O MARIDO É O LIDER NA FAMILIA?

  • O marido é o líder da família ainda que, por circunstâncias diversas, não seja ele o detentor dos recursos financeiros. Em outras palavras, ainda que a mulher seja a responsável pelas despesas, em razão de suas atividades fora do lar, o marido continua como o líder do casal. Esta liderança não será imposta, mas adquirida. Não por força nem por violência. A liderança não muda de um para outro em função da capacidade financeira dos cônjuges.
Está escrito na Bíblia que a mulher deve ser submissa ao marido. É uma submissão em amor e não em escravidão. Quando esse preceito divino é quebrado, a família entra em crise.
“Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao Senhor. Porque o marido é a cabeça da mulher…” (Ef 5.22,23).
  • A formação moral dos filhos é de responsabilidade da família.

Não é da Igreja, nem da Escola. O caráter dos homens é formado no seio familiar:

“Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele” (Pv 22.6).

Na Escola, nossos filhos recebem lições de Matemática, Geometria, Geografia, História e de outras disciplinas. Na família, eles aprendem a amar o próximo; a amar a Deus sobre todas as coisas; a serem obedientes aos seus superiores. Os pais devem preparar seus filhos para o enfrentamento da batalha da vida, com suas armadilhas e mil adversidades. O exemplo de vida em sintonia com os padrões éticos e morais é o melhor tesouro que os pais deixam para os filhos. A maior e melhor herança.

quinta-feira, 27 de maio de 2010

QUATRO ASPECTOS DA ORAÇÃO

INTRODUÇÃO:

É dever de todo cristão orar e permanecer em oração, e jamais esmorecer é recomendação do mestre (Lucas 18:1)
Você pode deixar de fazer qualquer coisa na vida, porem deixar de orar, nunca! e não fique procurando uma desculpa para deixar de orar como: minha oração é fraca, Deus não está ouvindo... Toda oração feita a Deus, partindo de um coração sincero e de uma fé não fingida, será sempre poderosa, Deus a ouvira e a respondera. Devemos apresentar a Deus nossas orações, seja em qualquer circunstancia. vejamos quatro aspectos da oração:

1. ORAÇÃO PEDINDO A ORIENTAÇÃO DE DEUS SOBRE CADA PASSO QUE DESEJAMOS DAR EM NOSSA VIDA. (Jeremias 10:23)
Precisamos apresentar a Deus tudo o que planejamos, pensar que não precisamos de pedir permissão para planejarmos e executarmos aquilo que objetivamos é soberba. tudo tem que passar pelo crivo de Deus.

2. ORAÇÃO CONFESSANDO OS ERROS E EQUÍVOCOS PRATICADOS (Provérbios 28:13; Salmos 32:.5)
Pecados e erros todos nós cometemos e quando temos consciência disto, não devemos seguir um caminho que agrave a situação, pelo contrario devemos preferir o caminho que nos conduza a Deus, que nos guiará a vereda perfeita, ele é justo e verá o nosso sincero arrependimento, ouvirá a nossa confissão e nos perdoara purificando-nos de todo pecado. (1 João 1:9)

3. ORAÇÃO QUE NÃO DUVIDA DEPOIS DE TER PEDIDO ALGO?(Mateus 21:22)
Nós não temos o direito de duvidar, mais infelizmente duvidamos, Devemos orar com fé e claro, mais se duvidarmos Deus não vai me dar? Vamos ver um exemplo bíblico: (Lucas 1) Zacarias era homem de fé, mais num instante duvidou e agora? Deus não está limitado a nossa fé, Deus pode nos responder além da nossa capacidade de crê assim como respondeu a oração de Zacarias.
Paulo escrevendo a Timóteo diz: "Se somos infiéis Ele permanece fiel". não é legalismo. "se".
não significa viver na incredulidade.

4. ORAÇÃO QUE SE ENTREGA A INTIMIDADE COM DEUS (Mateus 6.6)
"Vá para o seu quarto, feche a porta e ore a seu Pai que está em secreto" Deus nos convida a estarmos a sós com ele. O quarto é lugar de intimidade, se aceitar o convite, esteja disposto a uma rendição total, se entregar por inteiro. o exemplo de Cristo, (Mateus 14:23 e Lucas 6:12) entenda que este é o momento que separa a sua vida cristã fraca e medíocre, as vezes até inútil, de uma vida dedicada e vitoriosa sobre o pecado e as influências do mundo.

CONCLUSÃO: A sós com Deus é que se resolve o que importa na vida. Por isso que é dever de todo cristão orar e perseverar na oração em todo o tempo, em qualquer situação , pois os dias são maus. sigamos o conselho do apostolo Paulo no Livro de Tessalonicenses 5:17, "ORAI SEM CESSAR"

por: Pst. Edson Bahia titular da IEQ - Belo Jardim

A OSTRA E A PÉROLA


Uma ostra que não foi ferida não produz pérolas. pérolas são feridas curadas, pérolas são produtos da dor, resultado da entrada de uma substancia estranha ou indesejável no interior da ostra, como um parasita ou um grão de areia. A parte interna da concha de uma ostra é uma substância lustrosa chamada nácar. Quando um grão de areia a penetra, as células, no nácar,
começam a trabalhar e cobrem o grão de areia com camadas e mais camadas, para proteger o corpo indefeso da ostra. Dai, nasce uma linda perola.
Uma ostra que não foi ferida não produz pérolas, de modo algum, pois a pérola é uma ferida cicatrizada.

Você já se sentiu ferido pelas palavras rudes de um amigo? Já foi acusado der dito coisas que não disse? Suas ideias já foram rejeitadas, ou mal interpretadas? Você já sofreu os duros golpes do preconceito? já recebeu o troco da indiferença? Então produza uma pérola! cubra suas magoas com camadas de amor. Infelizmente, são poucas as pessoas que se interessam por esse tipo de movimento.
A maioria aprende apenas a cultivar ressentimentos, deixando as feridas abertas, alimentando-as com vários tipos de sentimentos pequenos e, portanto, não permitindo que cicatrizem. assim, na pratica o que vemos são muitas "ostras" vazias, não porque não tenham sido feridas, mas, porque não souberam perdoar, compreender e transformar a dor em AMOR.

terça-feira, 18 de maio de 2010

JESUS TEVE IRMÃOS E IRMÃS ?

Os irmãos de Jesus são mencionados em vários versículos da Bíblia. Mateus 12:46, Lucas 8:19 e Marcos 3:31 dizem que a mãe de Jesus e seus irmãos vieram vê-lO. A Bíblia nos diz que Jesus tinha quatro irmãos: Tiago, José, Simão e Judas (Mateus 13:55). A Bíblia também nos diz que Jesus tinha irmãs, mas não sabemos seus nomes ou a quantidade (Mateus 13:56). Em João 7:1-10, Seus irmãos vão para a festa, enquanto Jesus não os seguiu. Atos 1:14 descreve Seus irmãos e mãe orando com os discípulos. Depois, Gálatas 1:19 menciona que Tiago era irmão de Jesus. A conclusão mais natural dessas passagens é interpretar que Jesus tinha irmãos e irmãs sanguíneos.

Alguns Católicos Romanos acreditam que esses “irmãos” eram na verdade primos de Jesus. No entanto, em cada exemplo, a palavra grega específica para “irmão” é usada. Enquanto que a palavra pode se referir a outros parentes, o seu significado normal e natural é irmão físico. Havia uma palavra grega para primo, mas ela nunca foi usada. Além disso, se eles fossem primos de Jesus, por que eles estariam tão frequentemente com Maria, a mãe de Jesus? Não há nada no contexto de Sua mãe e irmãos vindo visitá-lO que daria qualquer impressão de que eles não fossem os Seus meio-irmãos, de forma literal e do mesmo sangue.

Um segundo argumento da igreja Católica Romana é que os irmãos e irmãs de Jesus eram filhos de José de um casamento anterior, antes de casar-se com Maria. Uma teoria de que José era significantemente mais velho que Maria, foi casado anteriormente, teve vários filhos, e ficou viúvo antes de se casar com Maria, é inventada. O problema com essa teoria é que a Bíblia não dá nenhuma impressão de que José foi casado anteriormente, ou que teve filhos, antes de casar-se com Maria. Se José tinha pelo menos seis filhos antes de se casar com Maria, por que eles não são mencionados na sua viagem com Maria a Belém (Lucas 2:4-7), ou na sua viagem ao Egito (Mateus 2:13-15), ou na sua viagem de volta para Nazaré (Mateus 2:20-23)?

A Bíblia não nos dá nenhum motivo para acreditarmos que esses irmãos e irmãs não fossem verdadeiros filhos de José e Maria. Aqueles que se opõem à idéia de que Jesus tinha meio-irmãos e meio-irmãs fazem isso, não por sua leitura da Bíblia, mas por um conceito pré-concebido da virgindade perpétua de Maria, que é si mesmo uma crença completamente contrária ao que a Bíblia ensina: “Contudo, não a conheceu, ENQUANTO ela não deu à luz um filho, a quem pôs o nome de Jesus” (Mateus 1:25). Jesus tinha meio-irmãos e meio-irmãs, que eram filhos de José e Maria. Esse é o ensinamento claro e sem ambiguidade da Palavra de Deus.

Fonte: Perguntas Bíblicas

segunda-feira, 17 de maio de 2010

A MATEMATICA DO MILAGRE

(Mt 14:13-21)

Propósito geral: Consagratório.
Tema específico: O milagre da multiplicação.
Idéia central: Jesus continua fazendo o milagre da multiplicação.
Frase de efeito: Aplique em sua vida a matemática do milagre.
Pergunta de Ligação: Como podemos fazer isso? Observando as operações da matemática do milagre relatadas neste texto.

Primeira operação da matemática do milagre: DIMINUIR A HIPOCRISIA até acabar com ela (vs 15).

Tema do Meio: Hipocrisia.
Explicação: Os discípulos não estavam preocupados com a multidão, como pode parecer à primeira vista. Lendo o contexto imediatamente anterior, vemos que João Batista havia sido morto pelo rei. Os discípulos estavam, naturalmente, assustados e com medo que algo ruim também acontesse a eles e a Jesus. Apesar do seu discurso tão piedoso, eles, na verdade, queriam apenas se livrar daquela gente, pois uma multidão com fome sempre é um grande problema e um tumulto facilmente poderia se desencadear com eles no centro das atenções, e com grandes chances de serem responsabilizados pelo desastre. Em outras palavras, eles estavam sendo hipócritas. Mas Jesus não "engoliu" sua farsa ("A multidão não precisa ir embora" - disse-lhes o Mestre), pois o Nosso Senhor não fará milagres enquanto houver hipocrisia em nossos lábios e em nossos corações.

Ilustração: Um jovem vivia se negando à obra de Deus, alegando para o seu pastor que não tinha tempo, pois trabalhava de dia e estudava à noite. Mas sua máscara caiu no dia em que ele arranjou uma namorada. A partir daquele momento ele arranjava tempo de sobra para namorar, todos os dias e aos finais de semana.

Fundamentação em Isaías 29:13: "Este povo... com os seus lábios me honra, mas o seu coração se afasta para longe de mim..."
Aplicação: Hipócrita é aquele pecador que antigamente fazia tanto pelo pecado e agora faz tão pouco por Jesus.
Antes, ele andava a distância que fosse para satisfazer seus desejos. Agora acha que a igreja é longe.
Enfrentava qualquer tempo. Agora qualquer chuvinha o faz faltar aos cultos.
Gastava grande parte do seu salário para sustentar seus vícios. Agora acha o dízimo pesado.
Gastava horas com bares, festas, jogos etc. Agora acha que um culto de 2 horas é inadimissível.
Dava tudo de si para as coisas do mundo. Agora nega seu tempo, recursos e talentos para Jesus.

Segunda operação da matemática do milagre: SOMAR RESPONSABILIDADE (vs 16).
Tema do Meio: Responsabilidade.
Explicação: Jesus foi bem enfático ("Dai-lhe vós de comer"). O problema da fome das multidões É NOSSO! É nossa responsabilidade. Jesus não fará nenhum milagre de multiplicação enquanto não assumirmos a nossa responsabilidade. Ele vai multiplicar, mas não para mim, para eu satisfazer meus desejos e caprichos, mas para que NÓS tenhamos condições de dar conta das nossas responsabilidades.
Fundamentação: Mateus 10.
Aplicação: O problema dos jovens não é problema do pastor, É PROBLEMA NOSSO. O problema das crianças não é problema do governo, É PROBLEMA NOSSO, etc.

Terceira operação da matemática do milagre: DIVIDIR OS RECURSOS (vs 17-19).
Tema do Meio: Dedicação.
Explicação: Antes de ver a multiplicação, os discípulos tiveram que colocar seus escassos recursos nas mãos de Jesus e vê-lo partindo (dividindo) o pão. Antes de vermos o milagre da multiplicação em nossas vidas, temos que fazer o mesmo. Temos que colocar todos os nossos recursos em suas mãos e deixá-lo dividir à vontade.
Fundamentação: Mateus 16.25 ("Quem perder a sua vida por amor de mim, achá-la-á").
Aplicação: Provavelmente Jesus vai ordenar que você divida seu tempo, bens e talentos, antes de multiplicá-los.

Quarta operação da matemática do milagre: MULTIPLICAR (vs 20-21).
Esta operação da Matemática do Milagre não é o homem quem faz, é Jesus. Aleluia!
Quando o homem, de todo o seu coração e sem reservas, faz as três primeiras operações, Jesus, sem pestanejar, faz a última: a tão esperada e maravilhosa multiplicação! Não vai faltar, nem para você nem para ninguém. Os escassos recursos dos discípulos era insuficientes até para eles mesmos, mas, nas mãos de Jesus, eles se multiplicaram e todo mundo se fartou e ainda sobraram 12 cestos.

CONCLUSÃO
Diminua a hipocrisia (até acabar com ela).
Some as responsabilidade (o problema é nosso).
Divida seus escassos recursos (tempo, bens e talentos).
E creia nesta palavra: Não vai faltar, nem para você nem para ninguém ao seu redor, pois Jesus vai multiplicar.

Deus seja louvado!

Autor: Pr. Ronaldo Alves Franco

sexta-feira, 14 de maio de 2010

VÍCIOS

As drogas sejam quais forem,como o álcool, tabagismo, maconha, crack, cocaína, heroína, êxtase haxixe, etc., são uma terrível ameaça à sociedade, principalmente a juventude. A sua liberação é um dos grandes responsáveis pela influencia entre os jovens, aumentando assim o numero de toxicómanos. chamado do mal do século, a igreja tem o dever de atuar com eficácia no seu combate investindo em centros de recuperação a dependentes, restaurando famílias, como elemento importante na formação do cara ter das pessoas, dando nova vida e esperança às vidas destruídas. "Acaso não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos?"(1 Coríntios 6.19). Há alguns anos atrás, um deputado famoso, ferrenho defensor da maconha, importou milhares de sementes desta planta, tentando usar de todos os meios através da politica para liberação de mesma sob o pretexto de usá-las como remédio ou têxtil. Vamos abrir os nossos olhos.

OPRESSÃO AOS MENOS FAVORECIDOS

"Eu vi a miséria do meu povo, ouvi o seu clamor por causa dos opressores e por isso desci para liberta-lo" (Exôdo 3.7-8).
O massacre e a opressão são considerados crimes hediondo e revelam, infelizmente, o grau de brutalidade, covardia e desprezo pela pessoa humana. Estes atos constituem uma verdadeira afronta à sociedade, à lei de Deus e aos direitos humanos; temos, como cristãos, o dever de nos empenhar a serviço dos que sofrem tais brutalidades, em respeito e em direito à vida.
O Brasil está, infelizmente, em primeiro lugar na cobrança abusiva de impostos, em números e distribuição de valores injustos.
Algo precisa ser feito, com urgência, por quem não tem ambição em seu coração, mas,sim, o ideal de servir bem. As igrejas devem ser um local também de atendimento aos que sofrem, denunciando arbitrariedades, agindo e amando.
"Eis que os salários dos trabalhadores que ceifam os vossos campos, e que por vós foi retido com fraude, está clamando; e os clamores dos ceifeiros penetraram até os ouvidos do Senhor dos Exércitos" (Tiago 5.4).

segunda-feira, 10 de maio de 2010

atravessaram a macedônia


Familia abençoada!!! , irmão Heber sua esposa Miriã e seu filhinho Tiago. Deus enviou essas bençãos para nos ajudar lá das bandas do sul tchê!!, e nos sentimos muito honrados em recebe-los. que Deus vos abençoe com toda sorte de bençãos! eu ainda não vi o aparelho de chimarrão!!?? será que ele é um tchê mesmo? (risos)

segunda-feira, 3 de maio de 2010

PASSEATA CRISTO VIVE!! 2010!!





A JUVENTUDE DA IEQ ESTEVE PRESENTE A ESTE EVENTO QUE É UM MARCO NA VIDA DA IGREJA EM BELO JARDIM, IRMÃOS DE VÁRIAS DENOMINAÇÕES, JUNTOS LOUVANDO O SENHOR VIVO!! QUEM PARTICIPOU, VIU A MANIFESTAÇÃO DA ALEGRIA DO ESPIRITO SANTO SOBRE O POVO. EU FUI!!!