segunda-feira, 27 de julho de 2015

ENSINANDO E APRENDENDO A ENSINAR

Monareta
Quando eu era menino um amiguinho resolveu me ensinar a andar de bicicleta nessa época eu morava no bairro dos quarenta e seis em Camaçari na Bahia e eu não tinha bicicleta como a maioria dos meus vizinhos, mas logo fiquei empolgado com ideia e todo dia estava eu na ladeira que ficava bem em frente a minha casa e descia no embalo da ladeira e levei alguns tombos até aprender e observei este meu amigo rindo dos tombos e  perguntei porque ele emprestava a sua bicicleta para os meninos aprenderem ele disse que gostava de ensinar porque ele se divertia muito ensinando. O que para ele era diversão para nós tinha um agrande significado, aprender a andar de bicicleta é como criar asas e voar. A monareta sofria em nossas mãos. Também me lembro que o que eu mais gostava de brincar era de professor, amava colocar as cadeiras em volta da mesa colocar os amiguinhos em volta e ensinar a ler e a tabuada. Isso me dava um prazer enorme. Hoje entendo exatamente o que acontecia com meu amigo e comigo porque ensinar o que aprendemos é fantástico! Do que adianta conhecermos e adquirirmos conhecimento se não passamos adiante? Aprender para ensinar e ensinar para aprender é o que movimenta a "maquina" da vida ensinar e aprender é o que nos inspira a construir uma sociedade mais justa e harmoniosa. Extrair da mente de cada ser humano a ignorância através do que aprendemos faz a própria existência ter sentido, não existe alguem que saiba tudo, como não existe alguem que não aprenda nada, o homem mais sábio pode aprender com o iletrado homem do campo e o homem do campo pode aprender com o mais culto dos homens isso é possível porque ensinar é uma arte democrática. Eu tenho um amigo por nome Antonio Jacinto que planta tomates e outros legumes e de vez em quando conversando com ele extraio grandes lições outro dia ele me disse que estava plantando quando chegou uma turma da Escola Agrotécnica Federal que fica no município pedindo para observar o seu modo de preparar a terra para o plantio e durante uma tarde inteira eles faziam perguntas e Ele diante daqueles estudantes universitários ficou bastante empolgado, ele me disse: "eles vieram aprender comigo!" O prazer de Jacinto em ensinar a sua técnica particular de plantar era o mesmo prazer do meu amigo em me ensinar a andar de bicicleta e o meu em ensinar os meus coleguinhas. A maior revolução na historia humana é o ensino continuo e silencioso transformando a sociedade produzindo grandes conquistas e descobertas! Infelizmente o estado pouco investe na educação e agora no momento difícil que atravessa a economia Saúde e Educação deveriam ser as prioridades, infelizmente estamos a beira de um retrocesso que espero que não se consuma. Porque o atraso em que estamos mergulhados é grande demais para retroceder ou parar. Há uma consciência e entendimento coletivo que a educação é o caminho, mas, não pode ser apenas discurso de púlpito ou conversa de botequim eleitoral. Aguardo ansiosamente as ações efetivas do estado em relação a saúde e principalmente na educação. Preciso tirar o atraso, Investir em quem ensina, se o Brasil não aprender a ensinar, será uma nação subserviente, continuará um emergente eterno do terceiro mundo. Educação já! 
Paz em Cristo Jesus hoje e sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário